23 de janeiro de 2025 - 1:47

O governador Mauro Mendes elencou as dezenas de obras que o Governo de Mato Grosso está tocando em Cuiabá, que já somam mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos, especialmente na Saúde e na Infraestrutura. De acordo com ele, a atual gestão tem feito investimentos recordes em obras estruturantes, que já estão beneficiando a população da baixada cuiabana. “Na Saúde, ali na estrada de Santo Antônio, estamos construindo o Hospital Julio Muller, que estava parado desde 2013. Temos a belíssima obra do Hospital Central, que estava parada há 34 anos. Vai ser o maior e melhor hospital de Mato Grosso e as obras devem ficar prontas até o final do ano. E depois vamos equipar essa unidade, que é de alta complexidade. Vamos ter tomografia computadorizada, ressonância magnética, e equipamentos de alta tecnologia. A inauguração deve ficar para o primeiro semestre ano que vem”, relatou, em entrevista ao programa Agora na Capital, da rádio Capital FM, na última terça-feira (26.07). Ainda na saúde, o governador citou as ações que têm sido realizadas via Gabinete de Intervenção, a exemplo das reformas nas unidades de saúde e mutirão de cirurgias para zerar a fila que estava acumulada há anos. “Olha a qualidade da UPA Leblon que entregamos nas últimas semanas. E estamos reformando mais 30 UBS. As pessoas que vivem nos bairros sabem o que estava acontecendo na saúde. É muito triste precisar de um atendimento, de um remédio, e não conseguir. Então estamos fazendo esses investimentos porque a maioria da população não tem condições de pagar um plano de saúde”, registrou. Na Infraestrutura, Mauro citou obras que vão melhorar muito o trânsito e a mobilidade na região de Cuiabá e Várzea Grande, como a Ponte do Parque Atalaia. “A Ponte do Atalaia está pronta. Aquela região é um banhado, um brejo gigante. Então tivemos que transportar pedra, foi uma obra estruturante, e a empresa deve terminar nos próximos três a quatro meses. Vamos entrar por dentro do bairro até a 31 de março e ligar na avenida do Parque Cuiabá. Vai ser uma grande contribuição para o trânsito”, disse. Ainda na entrevista, o governador falou das obras do BRT e do asfalto nos bairros. “Estamos asfaltando 11 bairros em Cuiabá, fazendo o Rodoanel, que ficaram décadas falando, asfalto no Distrito Industrial, obras no Centro, estamos fazendo o BRT, a duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima, Parque Novo Mato Grosso, que já está com o acesso pronto, tem escolas sendo construídas para todo lado. Muita coisa boa está acontecendo”, completou.

O projeto Carteira de Identificação do Autista Digital, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, alcançou destaque ao ser selecionado entre os 15 projetos mais inovadores do Prêmio IBGP 10 Anos, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP). A premiação, que contou com inscrições de todo o Brasil, valorizou iniciativas que aprimoram a governança e eficiência dos órgãos públicos.

A disponibilização da Carteira de Identificação do Autisca em versão digital é feita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). O projeto será apresentado no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com Foco no Cidadão, que acontecerá em Brasília, no dia 2 de agosto.

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) é um documento destinado a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e representa uma importante causa defendida pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Desde 2020, a Setasc emite gratuitamente a carteira, e a partir de setembro de 2022, essa emissão foi integrada ao aplicativo MT Cidadão, possibilitando a opção da versão digital e física (impressa). Além disso, os portadores da CIA têm a oportunidade de participar de sorteios na Arena Pantanal, ação que conta com a parceria do Cuiabá Esporte Clube.

Edimilson Galvan, superintendente de Tecnologia da Informação da Setasc, destaca que vê o projeto como algo extremamente significativo.  “Ele trouxe muitos benefícios para a comunidade autista, facilitando a emissão do documento e contribuindo para a inclusão e o reconhecimento dos direitos dos autistas. É gratificante fazer parte dessa iniciativa e saber que estamos no caminho certo. Agradeço imensamente à primeira-dama Virginia Mendes por ser a idealizadora desse projeto tão importante. O reconhecimento que recebemos é um estímulo para continuarmos aprimorando e ajudando mais pessoas.”

Cleberson Gomes, presidente da MTI, ressalta o compromisso da empresa com a inovação tecnológica e o bem-estar dos cidadãos mato-grossenses: “O reconhecimento nacional sobre a execução deste tão relevante projeto mostra que a MTI está focada em realizar sua missão de prover soluções de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para a transformação digital do Governo e melhoria da vida do cidadão. Este projeto em parceria com a Setasc une a diretriz do governador Mauro Mendes de trabalharmos com maior eficiência para alcançarmos melhores resultados com a preocupação da primeira-dama Virginia Mendes em dar melhores condições de vida para todos os cidadãos.”

Conforme o presidente da MTI, a premiação do projeto da Setasc, que foi implementado pela MTI, é uma prova concreta de que a inovação tecnológica, quando aliada ao propósito social, pode gerar impactos positivos e significativos na vida das pessoas. “O reconhecimento reafirma o compromisso do Governo de Estado de Mato Grosso em promover a inclusão e acessibilidade, servindo como um farol de inspiração para outros projetos inovadores que buscam tornar o mundo um lugar mais acolhedor e equitativo para todos.” afirmou o presidente.

Confira abaixo a lista dos 15 órgãos participantes e seus projetos premiados:

Sobre o IBGP

O Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) é um Centro de Treinamento focado na capacitação de gestores, auditores e técnicos do setor público brasileiro, com a premissa de colaborar com o aprimoramento da Governança Pública, por meio da formação de profissionais, do incentivo à pesquisa e da integração entre o mercado e entidades governamentais.

LEIA MAIS