O Exército Brasileiro enviou mais militares da área de Saúde para integrarem as equipes dos hospitais de campanha no Rio Grande do Sul, avançando as ações de apoio humanitário à população. Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem compõem o efetivo enviado para as regiões atingidas pelas enchentes.
As equipes partiram das cidades de Belém, Marabá, Natal, João Pessoa, Recife, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Belo Horizonte e Campo Grande. Mais de 40 militares, todos voluntários, foram enviados para contribuir no atendimento às vítimas das enchentes. A Sargento Verônica Almeida, do Hospital de Guarnição de João Pessoa, comentou sobra a sua decisão de integrar as equipes de saúde que atuam no Rio Grande do Sul. “Quando me deparei com a situação que saiu nos noticiários, de imediato senti no coração o desejo de me voluntariar para ajudar a população do Rio Grande do Sul”.
O transporte da equipe foi feito com apoio da Força Aérea Brasileira. Desde o início da Operação Taquari 2, a integração entre as Forças Armadas amplia a velocidade de resposta às demandas da população atingida pelas fortes chuvas. O Major Matos, piloto da aeronave que levou os militares até o Rio Grande do Sul, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “A interoperabilidade é extremamente necessária. Nós temos o meio aéreo, que é o mais rápido para atender à população gaúcha”.
Por sua vez, o Exército tem o maior efetivo pessoal trabalhado no terreno, com cinco hospitais de campanha empregados na Operação Taquari 2. Eles estão situados em Estrela, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Guaíba e Porto Alegre, onde trabalham equipes de militares de diversas regiões do país.
Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável. Confira o balanço da Operação.
Fonte: EB