23 de janeiro de 2025 - 8:19

Suplente que herda vaga de Abilio foi derrotado na disputa de vereador em MT

Eleito novo prefeito de Cuiabá para os próximos quatro anos, o deputado federal Abilio Brunini (PL) deixará vaga sua cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, posto que a partir de 1° de janeiro de 2025 será ocupado por um ex-vereador de Rondonópolis. Rodrigo da Zaeli, que ocupará o cargo, sequer conseguiu se reeleger parlamentar na segunda maior cidade de Mato Grosso na disputa deste ano, mas viu cair no seu colo o assento no parlamento federal.

Rodrigo Lugli, também conhecido como “Rodrigo da Zaeli”, tem 48 anos e é nascido em Umuarama (PR). Formado em administração, casado há mais de 20 anos e pai de 3 filhos, o empresário do ramo atacadista já foi vereador por Rondonópolis em duas oportunidades. No entanto, não teve sucesso nas duas últimas eleições.

Nas eleições de 2022, enquanto Abílio Brunini conquistou 87.072 votos, teve apenas 6.965 eleitores digitando seu nome na urna, ficando com a segunda suplência para o cargo. No dia 6 de outubro, deste ano, nova derrota, quando tentou voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Rondonópolis, parlamento do qual ele já foi presidente. Com apenas 1.010 votos, ele ficou com a quarta suplencia.

Mesmo com os desempenhos ruins nas duas últimas eleições, ele terá mandato pelos próximos dois anos, ja que assumirá a cadeira que ficará vaga com a ida de Abílio Brunini para a Prefeitura de Cuiabá. Rodrigo da Zaeli migrou da segunda primeira suplência após a morte da deputada federal Amália Barros (PL), por conta de um nódulo no pâncreas. A parlamentar teve o posto ocupado pelo produtor rural e atual deputado federal Nelson Barbudo (PL), que era o primeiro suplente.

Com a ascensão de Rodrigo da Zaeli ao posto de titular, a chapa do PL que conquistou quatro cadeiras na Câmara dos Deputados em 2022, terá apenas dois suplentes. A primeira da lista, tendo obtido 1.914 votos, é a policial militar Sargento Lucélia, que também disputou a vice-prefeitura de Sinop, em 2020. O último da lista é o médico e ex-secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Dr. Aray Fonseca, que conquistou 1.259 votos.

Fonte: FOLHA MAX

LEIA MAIS