Clientes de bares do Rio de Janeiro relatam que uma infestação de percevejos tem afetado alguns estabelecimentos no centro e zona sul da cidade.
De acordo com os relatos, os percevejos se instalam nas frestas das cadeiras de madeira dos bares. Houve registros em bairros como a Glória e Botafogo, na zona sul, e Lapa e Catumbi, na região central.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta sexta (13), que o IVISA-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) recebeu na quarta-feira três notificações para uma rede de bares e que uma equipe do órgão foi enviado ao local.
“O estabelecimento já foi desinsetizado e as cadeiras trocadas. Não foram encontrados sinais de percevejos no local. A equipe de zoonoses seguirá monitorando o caso”, disse a pasta.
A rede citada pela Secretaria de Saúde é do Grupo Os Ximenes, que possui bares e restaurantes na Glória e na Lapa. Os responsáveis confirmaram ter acionado a prefeitura, e que, “como medida protetiva, mesas e cadeiras foram substituídas por outras de plástico até que o problema seja sanado”.
“Reforçamos que a saúde e o bem-estar de nossos clientes é nossa prioridade e pedimos que os afetados pelo problema nos procurem para que possamos prestar assistência”, disse o restaurante, em nota.
Em um dos casos, que viralizou nas redes sociais, uma cliente do Ximeninho da Glória afirmou que a namorada teve uma reação alérgica e precisou ir para o hospital na última quarta-feira (11).
“Quatro pessoas que eu conheço ficaram com a perna muito machucada, entre elas minha namorada, que foi parar no hospital, no sábado, porque ficou muito empolada e com uma coceira insuportável”, relatou.
“No meio das fendas das cadeiras de madeira está com acumulo de percevejo que acaba soltando uma larva de percevejo causando alergia”, continuou ela em outra publicação.
Em um comentário da postagem, outra cliente afirma ter sido picada por percevejos em um bar da Lapa enquanto outros usuários relatam que o problema se repete em mais estabelecimentos no Catumbi e em Botafogo.
“Pessoal! Nos bares ali de Botafogo está rolando a mesma coisa. Também fiquei assim”, comentou uma usuária.
Outros internautas lembraram também a situação ocorrida em Paris, onde uma infestação de percevejos mobilizou o governo francês, em outubro do ano passado.
Segundo a Secretaria de Saúde, não há, até o momento, registro de queixas para outros estabelecimentos que não os da rede citada.
A orientação é que denúncias e pedidos de vistoria sejam feitos pelo telefone ou site da Central 1746 da Prefeitura.
noticia por : UOL