22 de janeiro de 2025 - 18:02

Assassinato de advogado a tiros na Avenida Fernando Corrêa marcou 2024

FERNANDA ESCOUTO

DO REPÓRTERMT

O ano de 2024 foi marcado por um crime que chocou Cuiabá, o assassinato do advogado Renato Gomes Nery, no dia 5 de julho, em frente ao escritório onde ele trabalhava, na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Leia mais: Criminoso ficou de tocaia esperando advogado chegar em escritório, diz delegado

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Nery foi atingido com sete tiros, assim que desceu do carro. O criminoso, que ainda não foi identificado, ficou de “tocaia” aguardando o advogado. Toda ação foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento.

O advogado chegou a ser levado ao hospital, mas morreu na madrugada do dia 6.

Suposta motivação

Menos de 20 dias antes de ser assassinado, o advogado denunciou a existência de um suposto “escritório do crime” e protocolou uma representação disciplinar, na Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, contra um colega de profissão que teria descumprido regras disciplinares em processos relativos à disputa por terra, em Mato Grosso.

Leia mais: Antes de ser assassinado, advogado denunciou ‘escritório do crime’ e representou contra colega de OAB

Nery acusava um advogado de se apropriar e negociar uma área que ele havia recebido como honorários das ações no qual atuou por mais de 30 anos.

Ainda na representação, Nery chegou a relacionar a atuação de um juiz, supostamente integrante de um “gabinete do crime”, com a execução do advogado Roberto Zampieri, morto em 2023, em Cuiabá, no bairro Bosque da Saúde.

Após as denúncias, Nery pediu que fosse instaurado processo administrativo disciplinar contra um advogado na OAB e ainda pediu que ele e outras testemunhas fossem ouvidas.

Em novembro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Office Crime contra cinco alvos, em Cuiabá e Primavera do Leste, supostamente envolvidos no crime. Entretanto, ninguém foi preso até o momento.

Leia mais: Operação da Polícia Civil tem advogados e empresários como alvos pela morte de Renato Nery

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS