Esta é a edição da newsletter China, terra do meio desta terça-feira (7). Quer recebê-la toda semana no seu email? Inscreva-se abaixo:
China, terra do meio
Receba no seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados
Não foi só nos Estados Unidos e na Europa que a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro no domingo (5) surpreendeu os internautas. Nas redes sociais chinesas, a atriz brasileira (que por lá é chamada de Fèinándá Tuōléisī) figurou nos trending topics do Weibo.
Vários chineses destacaram um trecho do discurso de Torres, quando ela menciona a importância do prêmio diante do cenário de medo no mundo e a arte como resistência a dias difíceis.
Muitos fizeram uma correlação entre a fala e a volta de Donald Trump à presidência dos EUA, marcada para o final deste mês. Outros posts, como este abaixo, lembraram de Fernanda Montenegro, que há 26 anos também concorreu (e perdeu para Cate Blanchett).
“No discurso de premiação, também foi mencionado que a mãe dela foi a primeira atriz brasileira indicada ao Globo de Ouro, e ela é a segunda . É tão comovente, ela realizou o sonho que a mãe não conseguiu realizar antes, quando foi indicada ao Globo de Ouro por Central do Brasil.”
“Fernanda Torres fez história no Globo de Ouro, tornando-se a primeira atriz brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz. O vídeo oficial do momento da premiação publicado no Instagram já acumula mais de 140 mil comentários, enquanto outro post mostrando ela segurando o troféu tem 45 mil. A maioria dos comentários não vem de fãs [da premiação], mas de brasileiros celebrando sua vitória. Anteriormente, quando participou de um evento do Conselho do Oscar, um vídeo relacionado alcançou impressionantes 830 mil comentários.”
“Parabéns!! Oh!! A mãe dela é a Dora de ‘Central do Brasil’?”
Os Globos de Ouro costumavam ser transmitidos na China pela CCTV 6, um canal de menor importância na rede de TV estatal. Mas com o aperto na censura há 11 anos, a cobertura se dá quase exclusivamente pela internet. Em 2025, gravações não autorizadas do evento foram postadas no BiliBili, espécie de Youtube local.
Assim como o Brasil, a China tem até hoje apenas uma vitória na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Ela veio nos anos 2000, com “O Tigre e o Dragão“, dirigido pelo taiwanês Ang Lee e co-produzido pelos chineses.
A última indicação de um longa chinês aconteceu em 2012 com “Flores do Oriente”, drama histórico de Zhang Yimou que reconstrói o chamado “estupro de Nanquim” por tropas invasoras japonesas.
pare para ver
Trecho de “Mar Profundo”, obra-prima da animação chinesa dirigida pelo pequinês Xiaopeng Tian e exibido pelo Festival de Berlim em 2023. Saiba mais sobre a história aqui. (em inglês e chinês)
o que também importa
★ Autoridades chinesas negaram no domingo (5) que a alta nos casos de metapneumovírus (HMPV) representem risco de nova pandemia. O assunto tem circulado no mundo todo após vídeos de hospitais lotados e relatos de um surto da doença entre crianças no fim de dezembro ganharem as redes sociais. Li Tongzeng, médico-chefe do Departamento de Doenças Respiratórias e Infecciosas do Hospital You’an de Pequim, disse que o HMPV não é um vírus novo e foi primeiramente identificado na Holanda. Ele recomendou medidas normais de higiene e uso de máscaras. A OMS disse na segunda (6) que acompanha o assunto, mas que não vê o surto como uma emergência.
★ O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, disse que ver com bons olhos “trocas saudáveis e ordeiras com a China sob os princípios de reciprocidade e dignidade”. Lai, que assumiu o cargo em maio do ano passado, disse que a China continental recusou várias vezes suas ofertas para negociar temas como o retorno de turistas individuais chineses. A diplomacia chinesa não respondeu às acusações, mas em sua mensagem de ano novo, Xi Jinping voltou a enfatizar “ninguém pode parar a reunificação” da ilha com a China.
fique de olho
O Departamento de Defesa dos EUA incluiu gigantes chinesas, como Tencent, CATL, Changxin Memory, Quectel Wireless e Autel Robotics, em uma lista de empresas ligadas ao exército chinês.
- A lista conta com 134 empresas e visa destacar riscos de segurança e restringir laços comerciais;
- Tencent e CATL negaram tais conexões militares, mas a medida pode complicar as operações das empresas nos EUA.
Embora a designação não implique proibições imediatas, a imprensa americana mencionou que a designação pode prejudicar a reputação destas empresas e aumentar a pressão sob Donald Trump para que as sancione. Algumas empresas, como DJI, permanecem na lista, enquanto outras, como Beijing Megvii Technology, foram removidas.
Por que importa: a Tencent tem uma participação discreta no mercado americano, mas a notícia impacta de fato a CATL, maior fabricante de baterias do mundo. A empresa está há anos tentando viabilizar uma parceria com a Ford e o negócio tem sido alvo de críticas e escrutínio pelo congresso americano.
para ir a fundo
- O Instituto Confúcio da Unesp abriu inscrições para novas turmas de mandarim. As aulas começam em breve e serão oferecidos cursos à partir do nível básico. Alunos que chegam ao nível intermediário têm a opção de concorrer a várias bolsas de estudo na China. Saiba mais aqui. (pago)
- A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo vai ministrar no fim deste mês um minicurso sobre geopolítica chinesa. Comandado pelo pesquisador Alexandre Coelho, o treinamento vai analisar o engajamento de Pequim com várias regiões do globo. Mais informações aqui. (pago, em português)
noticia por : UOL