15/01/2025
Ilde Taques elabora projeto-de-lei para Cuiabá aderir ao programa Vigia Mais MT
Para garantir mais segurança à população cuiabana, o vereador Ilde Taques (PSB) pretende apresentar um projeto-de-lei para que Cuiabá faça adesão ao programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado. O objetivo é garantir a instalação de mais de 4 mil câmeras em locais estratégicos da cidade.
Na última quarta-feira (08), o vereador apresentou a indicação ao secretário de Segurança Pública do Estado, César Roveri, e demonstrou o desejo da adesão ao programa no município. Para o parlamentar, essa tecnologia será uma importante aliada da Polícia Militar, fortalecendo a segurança pública de forma integrada e eficiente.
“Nós temos muitos municípios que já aderiram ao programa e tiveram uma mudança significativa, por isso, essa está sendo uma das minhas primeiras ações como vereador”, destacou o vereador.
Taques acredita nos resultados positivos com a implantação das câmeras em Cuiabá. “Teve aquela situação do rapaz que morreu ao entrar no porta-malas de uma viatura, e ali tinha uma câmera, que pode solucionar o crime com rapidez. A câmera traz transparência para as investigações. Tenho certeza que será um projeto que vai dar resultado na capital”, disse ele.
O secretário Roveri avaliou como positiva a ação do vereador e acredita que a medida logo será colocada em prática, tanto pela atuação do prefeito Abílio Brunini (PL), quanto pelo governador Mauro Mendes (UB).
“Nós aceitamos a indicação, porque com a determinação do governador Mauro Mendes em fazer esse programa em todo o Mato Grosso, Cuiabá não poderia ficar de fora. Já temos bons exemplos de crimes solucionados na capital, onde instalamos na área central em parceria com a CDL”, afirmou o secretário.
Para a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares, a proposta é super positiva para a cidade. Palhares ainda garantiu que o prefeito Abilio já determinou a adesão do município ao programa.
“Não sei precisaria de um projeto-de-lei ou apenas o município aderir ao programa, mas eu posso afirmar que é determinação do nosso prefeito a adesão ao programa Vigia Mais MT”, destacou a secretária.
A secretária também enfatizou a eficácia do programa e a importância de termos um sistema de videomonitoramento, para garantir a segurança dos cidadãos cuiabanos.
“Um sistema bastante efetivo na segurança da sociedade. Auxilia na identificação de um foragido, possibilita verificar o que está acontecendo em determinado local, diante de um cenário onde a tecnologia tem que ser utilizada a favor da sociedade. Vejo isso como uma evolução bastante positiva. Fico feliz como secretária municipal, como delegada, como munícipe e só temos a ganhar”, disse ela.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT), Cuiabá é uma das únicas prefeituras que estão fora do Vigia Mais MT, mesmo sendo a que tem direito ao maior número de câmeras. São previstas as entregas de cerca de 4.800 câmeras, porém, menos de 1.000 estão instaladas, e todas por meio de cooperação com instituições e empresas privadas.
Programa Vigia Mais MT
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
 
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
FONTE : MatoGrossoNews