“Saudação nazista e muito agressiva”, disse outra especialista. Em publicação no X, a professora Ruth Ben-Ghiat, especialista em fascismo, endossou a opinião dos colegas. O jornalista Mike Stuchberry, que ensinou a história da Alemanha nazista no país germânico e na Austrália, também afirmou que este foi um gesto em alusão a Hitler.
“Sinal totalmente desajeitado”, diz outro historiador. Em publicação no X, Aaron Astor afirmou que Musk não fez saudação nazista. “É um sinal de mão socialmente desajeitado de um homem autista”, disse.
Organização contra o antissemitismo defendeu Musk. A Anti-Defamation League (ADL) declarou que o gesto parecia ser apenas um movimento estranho de entusiasmo, não uma saudação nazista.
Gesto também levantou questionamentos na Alemanha, onde gestos como o de Musk podem resultar em multas ou prisão. Jornais como Sueddeutsche Zeitung e Frankfurter Allgemeine relataram que ele causou alvoroço ao realizar um “gesto semelhante à saudação de Hitler”.
Musk respondeu às críticas com ironia. Ele afirmou que os ataques comparando-o a Hitler estão desgastados e precisam de “truques sujos melhores”.
noticia por : UOL