6 de fevereiro de 2025 - 6:48

Ano letivo 2025

LICIO ANTONIO MALHEIROS

O Estado de Mato Grosso no quesito Educação, em um curto período de tempo deu um salto nos índices educacionais, através da inovação na educação, que incluem: garantir a todos os alunos a alfabetização na idade certa, ampliar o acesso à educação infantil, assegurar aprendizagem, consolidar o ensino integral, além de investir na qualificação e valorização dos professores (docentes).

Tanto é verdade, saltamos do incômodo 22º lugar para o 8º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pormenorizando; o desempenho do ensino médio das escolas públicas de Mato Grosso foi a segunda melhor do Brasil na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), em setembro do mesmo ano.

Esse salto na Educação Mato-grossense aconteceu graças ao trabalho hercúleo do Governador Mauro Mendes em consonância com o atuante e competente, secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto.

A observância em respeitar as datas do calendário para o ano letivo 2025, que preconizam, no mínimo, 200 dias letivos e carga horária anual prevista para cada nível e modalidade de ensino, obedecendo a proporcionalidade nos cursos semestrais.

Consideram-se dias letivos, aqueles com presença obrigatória dos estudantes (discentes) e orientação dos professores (docentes), com atividades regulares ou programações didático-pedagógicas, que pode ser na escola ou fora dela, porém, que visem à aprendizagem efetiva.

Obedecendo o calendário anual do início às aulas, no último dia 3 de fevereiro, mais de 310 mil alunos da rede estadual de ensino retornaram às aulas, esperando adquirir maior conhecimento cognitivo, assim, se preparando para a vida.

O secretário de Educação Alan Porto, despido de qualquer vaidade pessoal e egocentrismo; em seu artigo publicado nos sites da capital intitulado “Pode entrar, a escola é sua! ”.

Demonstra, clara valorização e reconhecimento, as diretorias regionais de educação, as 627 escolas da rede, parceiros, colaboradores e principalmente.

A comunidade escolar composta por um conjunto de pessoas que estão envolvidas e têm interesse na vida e funcionamento de uma escola. Ninguém faz educação sozinho, parabéns secretário Alan Porto.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS