11 de fevereiro de 2025 - 13:20

Mauro: Reforma Tributária vai travar o nosso crescimento; perda inicial é de R$ 7 bilhões

KARINE ARRUDA

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTER MT

Diante da previsão de que a Reforma Tributária entre em vigor em 2033, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), já tem se organizado para tentar evitar os impactos da determinação. Contudo, conforme as análises feitas pelo chefe do Executivo estadual, a medida certamente vai atrapalhar a arrecadação e travar o crescimento do Estado porque impacta diretamente no fim dos incentivos fiscais.

“Nesse momento, nós temos que trabalhar com a realidade. A reforma foi aprovada, Mato Grosso vai perder arrecadação a partir de 2033 pela nova natureza desse imposto. A perda estimada inicialmente é de mais de R$ 7 bilhões”, pontuou o governador em conversa com a imprensa na tarde desta segunda-feira (3).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais – Buzetti detona proposta de Governo Lula que traz IVA em 28%: “A maior taxa do mundo. Isso é um escárnio”

“Existe um fundo compensador, mas nós já entramos de cara perdendo 10% porque não compensa 100% das perdas. Isso vai travar o nosso crescimento porque acaba com os incentivos fiscais e nós teremos dificuldade em atrair novas indústrias para cá já que nós estamos longe dos centros de consumo”, acrescentou.

Leia mais – Gisela: Mato Grosso é um dos Estados que mais pode perder com a Reforma Tributária

Como forma de evitar, o pouco que seja, os impactos da reforma, Mauro anunciou, na manhã desta segunda, durante posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) que enviará à Casa de Leis o projeto do MT33, um programa que tem o intuito de preparar o Estado para as mudanças decorrentes da Reforma Tributária.

Leia mais – Dilmar: A grande preocupação de MT é a Reforma Tributária, vamos perder muito dinheiro

“Nossa arrecadação, a partir de 2033, passará a ser apenas daquilo que nós consumirmos internamente, o que é muito pouco. Por isso estamos planejando o projeto Mato Grosso 2033, e precisaremos muito da parceria da Assembleia Legislativa para preparar Mato Grosso nesse grande desafio”, explicou.

O projeto será coordenado pelo pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e conta com um conjunto de medidas para diminuir os impactos da reforma sobre as finanças do Estado.

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS