24 de fevereiro de 2025 - 10:10

Merz enfrenta caminho difícil para governar após vitória nas eleições alemãs

O resultado mais provável da eleição é uma coalizão entre o bloco conservador de Merz e os social-democratas (SPD) de Olaf Scholz, que ficaram em terceiro lugar, depois que a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, alcançou um segundo lugar histórico.

O AfD e o partido de esquerda radical garantiram, juntos, um terço dos assentos no novo Parlamento, o suficiente para bloquear as mudanças constitucionais necessárias para afrouxar os limites de empréstimos estatais — mudanças que, segundo alguns economistas, são essenciais para retomar o crescimento econômico.

Espera-se que o provável chanceler Merz busque uma aliança com o SPD após uma campanha contundente que evidenciou profundas divisões políticas, principalmente em relação à imigração. O SPD, que se ressente de seu pior resultado no pós-guerra, pode estabelecer um preço alto para qualquer acordo.

Merz demonstrou alguma disposição para reformar o freio da dívida, um limite constitucionalmente consagrado para empréstimos estatais.

“Do nosso ponto de vista, (as conversações) podem começar muito, muito rapidamente”, disse Jens Spahn, membro sênior dos Democratas Cristãos (CDU), de Merz, de centro-direita.

“As primeiras conversas certamente devem ser realizadas nesta semana, nos próximos dias. Estamos vendo a situação no mundo, na Ucrânia, na Rússia, nos Estados Unidos”, afirmou ele. “A liderança alemã é necessária.”

noticia por : UOL

LEIA MAIS