25 de fevereiro de 2025 - 17:19

'Não falo mais português em público', diz brasileira atacada nos EUA

Ao Canal UOL, ela contou que, após falar em português com o seu namorado em um trem, foi abordada por uma americana e foi covardemente atacada. O episódio ocorreu poucas semanas antes da posse do presidente Donald Trump, que tem provocado uma verdadeira ofensiva contra imigrantes ilegais.

Estava mandando uma mensagem de áudio para o meu namorado. Antes de mandar, eu ouvi o áudio dele também. Acho que ela [a americana] ouviu a gente falando em português, e ela veio me perguntar de onde eu era. Eu falei que eu era do Brasil, e ela começou a me atacar gratuitamente. Disse que não sabia de onde eu arranjei dinheiro para estar aqui, que a gente vinha para cá para roubar o trabalho deles e roubar os homens delas. Algo horrível.

A maioria [dos passageiros] só assistiu. Teve uma única pessoa que veio falar comigo, quando eu estava descendo do vagão. Ela falou para ‘eu não me importar com isso, que pessoas assim existem, mas não são todos os americanos que pensam dessa forma’. Mas a maioria de fato só ficou assistindo mesmo. Cintia Rodrigues, brasileira atacada nos EUA

Após o ataque, Cintia afirmou que não tem medo de ser abordada por autoridades americanas, mas está evitando falar português em público, como medida de precaução.

Eu não estou com medo, porque eu tenho os meus documentos, então eu sempre ando com eles. Se eu for abordada, irei saber lidar com a situação (…) Mas estou evitando bastante falar português. Acho que peguei uma ‘trava’. Eu percebi isso ultimamente. Eu não estou falando português em lugar público. Cintia Rodrigues, brasileira atacada nos EUA

Ataques a imigrantes têm ocorrido em meio à ofensiva de Trump contra estrangeiros que vivem ilegalmente no país: no fim de janeiro, o primeiro voo com 88 repatriados brasileiros, na gestão trumpista, aterrissou em Belo Horizonte (MG). Os brasileiros foram algemados ao serem deportados, o que causou mal-estar diplomático entre os dois países e o protesto formal do governo Lula (PT).

noticia por : UOL

LEIA MAIS