
Lando Norris com a McLaren Senna no GP de Mônaco
Claudia Greco/REUTERS
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou, nesta quarta-feira (26), aprovou a proposta para que o GP de Mônaco tenha duas para paradas obrigatórias. Segundo o órgão, a mudança visa “melhorar o espetáculo esportivo” do principado.
“O Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA analisou uma proposta referente à implementação de uma estratégia obrigatória de duas paradas (em condições de pista seca e molhada) para o GP de Mônaco, com a intenção principal de melhorar o espetáculo esportivo dessa corrida, dada a notável dificuldade de ultrapassagem nesse circuito”, afirma a FIA em nota.
Para as outras corridas da temporada, segue valendo a regra padrão da categoria. Em condições de pista seca, cada piloto deve usar pelo menos dois tipos de pneus diferentes. O que muda em Mônaco, é que o piloto deva parar duas vezes e que ainda use dois compostos da gama fornecida pela Pirelli.
“Após recentes discussões na Comissão de F1, foi aprovado um requisito específico para o GP de Mônaco, exigindo o uso de pelo menos três jogos de pneus na corrida, com um mínimo de dois compostos de pneus diferentes a serem usados se a corrida for no seco”.
Entenda a mudança
O Grande Prêmio de Mônaco é uma das corridas mais críticas da Fórmula 1 por conta da falta de ultrapassagens durante a corrida. O circuito mais curto do calendário possui pouco mais de três quilômetros e contou com apenas 7 ultrapassagens durante a corrida de 2024.
Por mais que seja uma corrida histórica e a mais glamorosa do ano, a evolução da segurança na Fórmula 1 tornou extremamente grandes para correrem em Mônaco. Então, algo que já era difícil, se tornou quase impossível.
A discussão pela obrigatoriedade dos dois pit stops na histórica foi divulgada pelo órgão no mesmo dia do F1 75 Live. Além dessa proposta, também foram analisadas algumas mudanças no traçado que foram vetadas pela FIA.
O GP de Mônaco de 2025 acontece entre os dias 23 e 25 de maio com transmissão exclusiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
noticia por : UOL