Um forte terremoto atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28) e vários edifícios desabaram em Mandalay, a segunda maior cidade do país, disseram testemunhas.
Edifícios também tremeram em Bangkok, a capital da Tailândia, a cerca de 1.000 km ao sul, e centenas de pessoas saíram correndo em pânico. As negociações na bolsa de valores foram interrompidas.
Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas de trabalhadores foram resgatados dos escombros do arranha-céu, informou o Instituto Nacional de Medicina de Emergência da Tailândia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto teve magnitude de 7,7 e uma profundidade de 10 km. Foi seguido por um forte tremor secundário.
O epicentro estava a cerca de 17,2 km da cidade de Mandalay, que tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Não houve informações imediatas das autoridades de Mianmar sobre danos.
“Começamos as buscas e estamos percorrendo Yangon para verificar vítimas e danos. Até agora, ainda não temos informações”, disse um oficial do Departamento de Serviços de Incêndio de Mianmar à Reuters.
Postagens nas redes sociais de Mandalay, a antiga capital real de Mianmar que está no centro de sua região budista, mostram edifícios desmoronados e destroços espalhados pelas ruas da cidade.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
“Todos nós corremos para fora de casa quando tudo começou a tremer. Vi um prédio de cinco andares desabar diante dos meus olhos. Todos na minha cidade estão na rua e ninguém se atreve a voltar para dentro dos edifícios”, disse um morador.
Outra testemunha na cidade, Htet Naing Oo, disse que uma casa de chá desabou com várias pessoas presas dentro. “Não conseguimos entrar”, disse ela. “A situação está muito ruim.”
Uma terceira testemunha disse que uma mesquita na cidade foi gravemente danificada.
A agência de notícias Xinhua da China informou que fortes tremores foram sentidos na província de Yunnan, no sudoeste, que faz fronteira com Mianmar, mas não houve relatos de vítimas.
Testemunhas contatadas em Yangon disseram que muitas pessoas correram para fora dos edifícios na cidade, a maior do país. Em Bangcoc, moradores disseram que as pessoas correram para as ruas em pânico, muitos deles hóspedes de hotéis em roupões de banho e trajes de banho.
Uma torre de escritórios no centro de Bangcoc balançou de um lado para o outro por pelo menos dois minutos, com portas e janelas rangendo alto, disseram testemunhas.
Centenas de funcionários saíram pelas escadas de emergência enquanto alguns trabalhadores, chocados e em pânico, congelaram. Gritos altos podiam ser ouvidos enquanto o prédio continuava a balançar.
noticia por : UOL