1 de abril de 2025 - 14:21

'Besuntado de Tonga' relata experiência durante terremoto de magnitude 7 nas redes sociais

São Paulo

Pita Taufatofua, conhecido como “o besuntado de Tonga” compartilhou relatos sobre o terremoto de magnitude 7 que atingiu o país neste domingo (30). “Foi acordado assim… casa toda balançando e coisas caindo. Ouço os avisos de tsunami agora”, publicou nos stories do Instagram junto ao print de um alerta de tremor de terra de magnitude estimado em 5.6.

Pita Taufatofua ficou conhecido como “o besuntado de Tonga” depois que fotos dele sem camisa durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio-2016 viralizaram. Sua passagem pelo Estádio do Maracanã ostentando os músculos cobertos de óleo de coco deu a volta ao mundo, e ele chegou a receber 45 milhões de menções no Twitter, na época.

A gravidade do fenômeno deste domingo levou as autoridades dos Estados Unidos a emitirem um alerta de tsunami para a região. O tremor foi posteriormente revisado pelo Centro de Pesquisa de Geociências da Alemanha para o índice mais alto.

“Os alertas de tsunami estão em todo lugar da ilha. Está estimado agora em 7.3. Me disseram para ir pra uma região mais alta. Estamos perto da água”, escreve no story seguinte.

“As sirenes estão parando… ‘ Se movam para o interior, para um terreno mais alto ou para o terceiro nível de um edifício de concreto ou de aço'”, relata em seguida.

A preocupação das autoridades se deve ao potencial impacto nas ilhas do Pacífico, que frequentemente enfrentam eventos sísmicos devido à sua localização —o chamado “círculo de fogo” é uma região mais propensa a esse tipo de fenômeno.

“Em seguida, Pita relata ter voltado rapidamente para casa e diz que tem uma família com quatro crianças e um bebê no piso 1 da casa, se preparando para irem para o telhado. O atleta diz, então, que está monitorando as luzes da cidade e, caso se apaguem, vai subir. “Nunca houve um terremoto tão grande assim”, afirmou.

Cerca de duas horas depois, ele postou o último story dizendo que um segundo tremor de terra atingiu a região, desta vez menor e mais rápido que o primeiro, e que as sirenes haviam voltado. Não houve novas postagens depois desta, compartilhada há cerca de 9h do horário de publicação deste texto.

Pita Taufatofua chegou a participar dos Jogos de Inverno em Pyeongchang (Coreia do Sul), em 2018, onde voltou a aparecer com sua bandeira e sem blusa, apesar das temperaturas muito baixas, e das Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

O atleta chegou a disputar as classificatórias do taekwondo e da canoagem em 2024, mas não conseguiu se classificar para nenhuma delas. Mesmo assim esteve em Paris, como conselheiro mental, dando suporte a atletas de todos os países.

noticia por : UOL

1 de abril de 2025 - 14:21

LEIA MAIS