Ao completar 90 dias de gestão, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Alberto Pereira Júnior, já conseguiu implementar importantes ações em prol da população local nas suas áreas de atuação, sendo algumas delas inéditas na rede municipal. Ele destaca que o compromisso é garantir uma gestão eficiente e responsável, superando desafios e promovendo avanços concretos para a cidade.
Ao fazer um balanço desse começo de governo, Carlos Júnior relembrou as principais ações realizadas até o momento nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer. Na educação, ele informou que foram realizadas melhorias essenciais para garantir mais qualidade de ensino, estrutura e inclusão em âmbito local.
Um dos destaques na educação foi a aquisição para os alunos de materiais didáticos para alfabetização da empresa Aprender, que foi responsável por levar o município de Sobral (CE) para o primeiro lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e da empresa Aprende Brasil, do grupo Positivo, referência nacional em educação.
O secretário citou que a frota de transporte escolar tinha 109 ônibus, com apenas 50 funcionando de maneira precária. Nisso, a Pasta aumentou o número para 80 veículos operantes, garantindo mais agilidade e segurança aos estudantes. “As aulas voltaram na data prevista, fato que não acontecia há muitos anos. Realizamos a maior contratação de estagiários da história do município para atendimento especializado a crianças atípicas. Entregamos materiais escolares de qualidade em prazo recorde”, continuou.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer também remanejou alunos de escolas com estrutura física comprometida, garantindo espaços mais seguros. Firmou parceria com o projeto “Autismo na Escola”, promovendo inclusão e conscientização. Dobrou a verba emergencial das escolas, permitindo mais autonomia para pequenos reparos e melhorias. Além disso, aumentou a verba de custeio, garantindo melhor manutenção da rede de ensino.
Na área da cultura, Carlos Júnior atesta que a gestão vem promovendo ações que fortalecem a identidade cultural da cidade e valorizam os artistas locais, incluindo eventos como o ‘Cultura em Ação’, capacitando artistas na captação de recursos e gestão cultural; o ‘Elas na Produção’, incentivando a participação feminina na gestão cultural; e o ‘LabArtes’, fortalecendo a dança e as artes cênicas. Também cita a organização de eventos culturais para o primeiro semestre, promovendo atividades em praças públicas; e o projeto para a criação de escolas públicas de ensino artístico, incentivando a profissionalização de artistas locais.
Na área de esporte e lazer, o secretário pontuou o trabalho para ampliar o acesso às atividades esportivas e garantir espaços públicos adequados para a prática e convivência social. Nesse sentido, observou a expansão de projetos esportivos e de lazer, contemplando todas as idades; a contratação de professores técnicos especializados para o esporte de base; a criação de um novo processo de chamamento público, garantindo profissionais capacitados; e o firmamento de parcerias esportivas para fortalecer eventos e projetos.
Carlos Júnior repassa ainda a cessão de transporte para atletas e equipes municipais, incluindo o esporte amador; a realização dos Jogos Escolares, incentivando a participação estudantil no esporte; e a limpeza e manutenção contínua de praças, chafarizes e playgrounds, garantindo espaços adequados para o lazer da população. A gestão deu também atenção ao Estádio Luthero Lopes e aos miniestádios, com limpeza e nova pintura. Outra ação no Luthero Lopes foi a revisão e ajuste da iluminação, aumentando a segurança para eventos noturnos.
FONTE : MatoGrossoNews