
Vacina
Tomaz Silva/Agência Brasil
O aumento de internações de crianças por síndrome respiratória aguda grave reforça a importância da vacina contra a gripe. A campanha nacional de vacinação começa na segunda-feira (7), mas seis estados e o Distrito Federal anteciparam o calendário.
Entre o grupo prioritário estão crianças de seis meses a menores de seis anos. E, para elas, a vacina chega em um momento importante: somente neste ano já foram 28 mil casos registrados.
“A síndrome respiratória aguda grave nada mais é que uma complicação de uma síndrome respiratória causada por um vírus”, explica a médica pediatra Tatiana Cicerelle.
A vacina da gripe que o SUS oferece é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Ela é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos mais graves.
A Aimi, de apenas dois aninhos, está com a carteira de vacinação em dia – o que foi importante para ela não ficar internada nas duas vezes que teve bronquiolite.
“Ela nunca mais ficou doente. Desde o último quadro, está 100%, muito bem, nenhum sintoma gripal”, comemorou a mãe, a publicitária Tiye Louise Ribeiro.
noticia por : UOL