Apelidado de J-36, aeronave não tem cauda e apresenta design que evita identificação por meio de radares inimigos. Caça não foi oficialmente confirmado pela China. Suposto novo avião militar da China viraliza nas redes sociais
Um vídeo que circula pelas redes sociais chinesas mostra o que seria o novo caça militar da China. As imagens começaram a ganhar repercussão em 7 de abril e viralizaram em mídias ocidentais nos últimos dias. Veja acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As imagens mostram um caça sobrevoando uma rodovia e se aproximando da pista da fabricante de aeronaves Chengdu Aircraft Industry Group. Um modelo semelhante já havia sido avistado em 2024, mas de longe.
A imprensa americana reportou que o novo caça tem sido apelidado por analistas ocidentais de “J-36”. O caça não tem cauda e possui traços futurísticos.
O design do J-36 sugere que o jato foi desenvolvido com foco em eficiência e baixa visibilidade, características típicas de caças furtivos, também conhecidos como “fantasmas”. Em linhas gerais, essa tecnologia reduz as chances de os caças serem rastreados por radares inimigos.
Segundo o site especializado “The Aviationist”, o vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que o avião tem três motores e aparenta contar com compartimentos internos para armas de grande porte e longo alcance.
“O arranjo trijato, com duas entradas de ar sob as asas e uma entrada montada dorsalmente atrás da cabine, foge das configurações convencionais de dois motores vistas em muitos caças contemporâneos. Essa configuração pode oferecer vantagens”, afirmou o especialista David Cenciotti, no The Aviationist.
A rede de televisão americana CNN afirmou que o J-36 pode fazer com que a China iguale, ou até mesmo ultrapasse, os Estados Unidos na corrida pelo lançamento de um caça de sexta geração.
O governo chinês, no entanto, não confirma oficialmente a existência do J-36 nem de qualquer outro caça de sexta geração.
Atualmente, os F-22 e F-35 são considerados os caças mais avançados do mundo. Os Estados Unidos se preparam para lançar o F-47, que deve marcar o início da sexta geração no país.
Enquanto isso, a China tem os caças J-20 e o J-35, que também possuem características furtivas. No entanto, as suas capacidades dessas aeronaves não são conhecidas publicamente, e apenas o J-20 está em operação.
LEIA TAMBÉM
China rebate governo Trump e diz que países da América Latina ‘não são quintal de ninguém’
Ordem de emergência da FAA suspende empresa de helicóptero que caiu no Rio Hudson
Ataques ucranianos na Rússia deixam uma pessoa morta e nove feridas
Suposto novo caça chinês é flagrado sobrevoando rodovia
Redes sociais
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1