O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o epidemiologista Carlos Augusto Monteiro.
O brasileiro está na lista das 50 pessoas mais influentes do mundo do “The Washington Post”. Carlos Augusto Monteiro é professor emérito da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens).
Monteiro foi destacado por seu trabalho na classificação Nova, que define os alimentos de acordo com seu grau de processamento: In natura, Ingredientes culinários processados, Alimentos processados e Alimentos ultraprocessados. A classificação redefiniu a discussão sobre o consumo dos alimentos no mundo.
No programa, o especialista faz uma analogia com a indústria alimentícia e a indústria do tabaco em razão dos danos à saúde que os dois grupos causam aos seres humanos.
“São muitas semelhanças nos dois casos: você atinge todos os órgãos, todos os sistemas. O tabaco atrapalha tudo, assim como o alimento ultraprocessado. As evidências mostram que são múltiplos problemas. A outra semelhança é que eles são extremamente lucrativos e controlados por grande corporação”, explica o médico.
Além disso, Carlos Augusto Monteiro ainda aponta que a indústria de alimentos ultraprocessados está seguindo alguns passos que a indústria do tabaco realizou no século passado.
“Algumas empresas de tabaco migraram para a de alimentos, e levaram toda tecnologia de aromas, dependência e de criar produtos irresistíveis”, afirma.
A bancada de entrevistadores é formada por Moura Leite Ntto, jornalista, doutor em Ciências e diretor da Sensu Consultoria de Comunicação; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio e mestre em Ciência pela Faculdade de Saúde Pública da USP; Claudia Collucci, repórter especial de Saúde da Folha de S. Paulo; Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori e Angélica Santa Cruz, repórter da revista Piauí.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo:
noticia por : UOL