26 de abril de 2025 - 2:55

Sem patrocínio, ultramaratonista que venceu prova de 24h na Espanha corre 20 km diários até o trabalho

O brasileiro Wilson João de Sousa, 37, que conquistou o primeiro lugar na ultramaratona de 24 horas realizada em Burjassot, na Espanha, mantém a rotina de correr 20 km diariamente até o trabalho. Sem patrocínio, ele conta apenas com apoios isolados para conseguir a constância nos treinos.

“Não sou corredor profissional, sou profissional corredor”, diz Sousa. Ele trabalha como salva-vidas no Spac (Clube Atlético São Paulo). “Para ser atleta profissional teria que viver disso, mas treino como um profissional”

“Em dias alternados, vou correndo para o trabalho, são 20 km. Às vezes na hora do almoço corro mais 10 km”, afirma.

Na Espanha, ele percorreu 231 km, fazendo apenas breves pausas para se alimentar e atender suas necessidades básicas. Nesse tipo de prova, vence o atleta que soma mais quilômetros no período, com liberdade para parar quando quiser.

Sousa começou a correr há 17 anos, depois de ter se saído bem em um teste de corrida que fez para entrar na Polícia Militar. “Desisti da ideia de ser policial, mas o supervisor disse que eu levaria jeito [para a corrida]”, diz.

Ele já participou de duas provas de 24 horas, seis de 100 km, quatro de 6 horas e uma de 12 horas. Em 2023, bateu o recorde brasileiro de 12 horas ao correr 155 km.

No ranking mundial de ultramaratonistas organizado pela Deutsche Ultramarathon-Vereinigung (Associação Alemã de Ultramaratona), já chegou a ocupar o 11º lugar na categoria de provas de 24 horas, sendo o brasileiro melhor colocado da lista.

Em 2023, terminou a temporada na 9º colocação no ranking das 12 horas. Para a prova espanhola, ele conta que treinou durante 20 semanas sem pausa.

“Pensei: não vim até aqui para desistir”, conta. “A cada uma hora me dava um mimo e ia vencendo uma etapa por vez, não pensando no todo, senão não terminaria. Fui enganando minha mente.”

Após um mês de descanso, o atleta já retomou os treinos e planeja participar de outras provas de 24 horas, 12 horas ou 100 km no segundo semestre. Sousa mantém uma turma de alunos de corrida e um perfil no Instagram onde compartilha conteúdos sobre os desafios de ter uma “mente de ultra”.

“Enquanto meu corpo estiver respondendo em alta performance, vou continuar. Sou movido a desafios”, afirma.

TROCA DE IDEIAS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou, na noite de quarta (23), do coquetel de lançamento do festival Fronteiras do Pensamento que promove encontros com pensadores, artistas, cientistas e outras personalidades. A gerente-executiva de comunicação da Fundação Itaú, Ana de Fátima Souza, o presidente da DC Set Group, Dody Sirena, e a diretora de relações institucionais da Sulgás, Carolina Bahia, também marcaram presença no evento, realizado em um restaurante na zona sul de São Paulo.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI, MANOELLA SMITH e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

26 de abril de 2025 - 2:55

LEIA MAIS