26 de abril de 2025 - 17:26

Cerca de 400 mil pessoas estiveram presentes no funeral do papa Francisco, dizem autoridades


O corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, neste sábado (26). Missa do funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro
Remo Casilli/Reuters
Cerca de 400 mil pessoas estiveram presentes na Cidade do Vaticano para o funeral do Papa Francisco neste sábado (26), informou o ministro do interior da Itália, Matteo Piantedosi.
Ao todo, 250 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro, enquanto outras 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas. Muitos fiéis chegaram ainda durante a madrugada, e alguns chegaram a dormir nos arredores.
“Estimamos que não menos que 400.000 pessoas entre as presentes na Praça de São Pedro e aquelas ao longo da rota”, disse Matteo Piantedosi ao programa de notícias italiano TG5.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
FOTOS: veja imagens do funeral do papa Francisco no Vaticano
Papa Francisco é sepultado dentro da basílica Santa Maria Maggiore, em Roma
Vaticano/Divulgação
Funeral do João Paulo II
O funeral de João Paulo II, realizado em abril de 2005, ainda é considerando um dos maiores eventos da Igreja Católica. A cerimônia atraiu cerca de quatro milhões de fiéis a Roma, com aproximadamente 300 mil pessoas presentes na Praça de São Pedro.
Estima-se que mais de um bilhão de telespectadores acompanharam o evento globalmente. A cerimônia fúnebre também foi uma espécie de encontro de cúpula de representantes de 138 países que mantêm relações diplomáticas com o Vaticano.
O evento contou com a presença de mais de 200 chefes de Estado e governo, representantes de monarquias, diplomatas e líderes partidários que participaram do funeral”, tornando-se uma das maiores reuniões diplomáticas fora da sede das Nações Unidas.
Como foi sepultamento do papa Francisco
Corpo do papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore
O corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. De acordo com o Vaticano, o rito de sepultamento teve início às 13h no horário local (9h em Brasília) e foi concluído cerca de 30 minutos depois.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. Não houve transmissão do sepultamento, e apenas sacerdotes e familiares de Francisco estiveram presentes.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração da missa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
No papamóvel, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Ao entrar na Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma pausa de alguns minutos em frente a ícone de Maria onde o pontífice costumava orar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.
A celebração no Vaticano marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
Cerca de 50 chefes de Estado acompanharam a missa, incluindo o presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o argentino Javier Milei.
Ainda no sábado, às 16h (21h, em Roma), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).
source
Fonte: G1

26 de abril de 2025 - 17:26

LEIA MAIS