27 de abril de 2025 - 15:28

Motorista atropela multidão que acompanhava festival em Vancouver, no Canadá

Várias pessoas morreram quando um motorista atropelou uma multidão no sábado (26), durante um festival de rua na cidade canadense de Vancouver, informou a polícia local.

“Várias pessoas morreram e várias outras ficaram feridas”, indicou no X a polícia de Vancouver. “O motorista está sob custódia”, acrescentou.

O fato ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniam para celebrar o Dia de Lapu Lapu. O festival comemora um líder anticolonialista filipino do século XVI e ocorreu no fim de semana anterior às eleições canadenses.

“Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”, acrescentou Sim.

O primeiro-ministro, Mark Carney, escreveu nas redes sociais que estava “devastado” pelos “acontecimentos horríveis”.

“Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver”, disse. “Todos estamos de luto com vocês”, acrescentou.

O atropelamento ocorreu pouco depois das 20h00 de sábado (horário local) na cidade canadense, detalhou a polícia.

Fotos publicadas pela emissora canadense CBC mostraram equipes de emergência no local dos fatos, e grandes multidões durante a festa.

O agente de segurança do festival, Jen Idaba-Castaneto, descreveu ao portal de notícias locais Vancouver Is Awesome que viu “corpos por toda parte”.

“Você não sabe a quem ajudar, se aqui ou ali. É tão impactante”, disse.

Temporada eleitoral

O evento de sábado incluía um desfile, a exibição de um filme, danças e um concerto, com dois membros do grupo Black Eyed Peas no cartaz do festival.

O Dia de Lapu Lapu é celebrado nas Filipinas em memória ao chefe indígena Lapulapu, que liderou seus homens para derrotar em batalha o explorador português Fernão de Magalhães em 1521.

O atropelamento acontece um ano após o canadense Nathaniel Veltman ser condenado à prisão perpétua por atropelar com seu caminhão uma família muçulmana na rua em Ontário, em 2021.

Essa sentença foi a primeira no Canadá a estabelecer um vínculo entre supremacia branca e terrorismo em um caso de assassinato.

Os canadenses vão às urnas na segunda-feira após uma corrida eleitoral frenética na qual os candidatos buscaram conquistar eleitores com temas como o aumento do custo de vida e o combate às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Carney é o favorito para vencer as eleições após assegurar aos eleitores que pode enfrentar a avalanche de tarifas de Washington.

noticia por : UOL

27 de abril de 2025 - 15:28

LEIA MAIS