Várias pessoas morreram quando um motorista atropelou uma multidão no sábado (26), durante um festival de rua na cidade canadense de Vancouver, informou a polícia local.
“Várias pessoas morreram e várias outras ficaram feridas”, indicou no X a polícia de Vancouver. “O motorista está sob custódia”, acrescentou.
O fato ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniam para celebrar o Dia de Lapu Lapu. O festival comemora um líder anticolonialista filipino do século XVI e ocorreu no fim de semana anterior às eleições canadenses.
“Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”, acrescentou Sim.
O primeiro-ministro, Mark Carney, escreveu nas redes sociais que estava “devastado” pelos “acontecimentos horríveis”.
“Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver”, disse. “Todos estamos de luto com vocês”, acrescentou.
O atropelamento ocorreu pouco depois das 20h00 de sábado (horário local) na cidade canadense, detalhou a polícia.
Fotos publicadas pela emissora canadense CBC mostraram equipes de emergência no local dos fatos, e grandes multidões durante a festa.
O agente de segurança do festival, Jen Idaba-Castaneto, descreveu ao portal de notícias locais Vancouver Is Awesome que viu “corpos por toda parte”.
“Você não sabe a quem ajudar, se aqui ou ali. É tão impactante”, disse.
Temporada eleitoral
O evento de sábado incluía um desfile, a exibição de um filme, danças e um concerto, com dois membros do grupo Black Eyed Peas no cartaz do festival.
O Dia de Lapu Lapu é celebrado nas Filipinas em memória ao chefe indígena Lapulapu, que liderou seus homens para derrotar em batalha o explorador português Fernão de Magalhães em 1521.
O atropelamento acontece um ano após o canadense Nathaniel Veltman ser condenado à prisão perpétua por atropelar com seu caminhão uma família muçulmana na rua em Ontário, em 2021.
Essa sentença foi a primeira no Canadá a estabelecer um vínculo entre supremacia branca e terrorismo em um caso de assassinato.
Os canadenses vão às urnas na segunda-feira após uma corrida eleitoral frenética na qual os candidatos buscaram conquistar eleitores com temas como o aumento do custo de vida e o combate às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Carney é o favorito para vencer as eleições após assegurar aos eleitores que pode enfrentar a avalanche de tarifas de Washington.
noticia por : UOL