10 de maio de 2025 - 21:08

Líderes europeus pressionam Rússia por cessar-fogo e alertam para sanções

“Chega de ‘ses’ e ‘mas’, chega de condições e atrasos.”

Logo após o anúncio dos líderes europeus, o Kremlin pareceu desprezar o assunto.

“Ouvimos muitas declarações contraditórias da Europa. Geralmente, são de natureza confrontacional, em vez de tentar reavivar nossas relações. Nada mais”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência de notícias russa Interfax.

As sanções ocidentais contra a Rússia foram reforçadas repetidamente desde invasão em larga escala à Ucrânia, em 2022, sem pôr fim à guerra. No entanto, cumprir a ameaça seria um sinal de crescente unidade ocidental após meses de imprevisibilidade na política norte-americana, desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Depois de se envolver diretamente com autoridades russas, entrar em confronto público com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e cortar brevemente a ajuda militar vital a Kiev, Washington retomou os laços com a Ucrânia e garantiu aos EUA acesso preferencial a novos acordos de minerais ucranianos.

Trump, que não comentou publicamente as declarações dos líderes europeus de imediato, também demonstrou frustração com o que Washington vê como uma lentidão de Putin em relação a um cessar-fogo.

noticia por : UOL

10 de maio de 2025 - 21:08

LEIA MAIS