Na véspera do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, em 13 de maio, o Roda Viva recebe a desembargadora aposentada Luislinda Valois, autora da primeira sentença do país contra o racismo.
O programa desta segunda-feira (12) discute os desafios do Brasil 137 anos após a abolição da escravidão.
No primeiro bloco, a apresentadora Vera Magalhães pergunta à desembargadora sobre um caso na infância em que ela foi atacada de forma racista por um professor.
“Eu tinha nove anos de idade e estudava no Colégio Duque de Caxias. Na ocasião, o professor pediu um material e o material que eu levei não foi exatamente o que ele havia pedido, então ele virou pra mim e disse: ‘Menina, já que seus pais são tão pobres, pare de estudar e vá aprender a fazer feijoada na casa da branca’. Eu saí, e disse a ele que não aprenderia a fazer feijoada na casa da branca, mas me tornaria juíza e voltaria ao colégio para prendê-lo”, conta.
Luislinda Valois lamenta o ocorrido, mas afirma que o episódio lhe deu força e vontade de vencer para crescer social e profissionalmente.
Participam da bancada de entrevistadores Cynthia Martins, apresentadora da Band, Luciana Pioto, apresentadora do Terra, Irapuã Santana, colunista do jornal O Globo, Grasielle Castro, editora do Jota, e Flávio Ferreira, advogado e jornalista da Folha de S.Paulo especializado na cobertura da justiça.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além do YouTube, X, TikTok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
noticia por : UOL