A Marinha da Estônia declarou que o navio Jaguar sem bandeira, que entrou na lista de sanções do Reino Unido na semana passada, recusou-se a cooperar quando solicitado a parar e foi então escoltado para águas russas.
“A Federação Russa enviou um jato para verificar a situação, e esse jato violou o território da Otan por quase um minuto”, disse o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna, a repórteres na Turquia antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da aliança militar transatlântica.
“A Federação Russa está pronta para proteger a ‘frota fantasma’… A situação é realmente séria”, acrescentou Tsahkna.
As nações ocidentais afirmam que Moscou está usando uma “frota fantasma” de mais de 100 navios para se esquivar das sanções que o presidente Vladimir Putin considera como parte de uma campanha para anular sua influência global.
Moscou envia milhões de barris de petróleo e combustível todos os dias para compradores na China e na Índia e alertou contra qualquer tentativa de violar a liberdade de movimento de suas embarcações.
O navio-tanque navegava em águas internacionais, entre a Estônia e a Finlândia, e recusou os pedidos da Marinha estoniana para mudar de rumo, disse posteriormente à Reuters um porta-voz das forças de defesa do país báltico.
noticia por : UOL