22 de maio de 2025 - 17:11

Farinha chega a Gaza com flexibilização de bloqueio, mas grupos de ajuda pedem mais

Israel defendeu repetidamente seus controles sobre a ajuda em Gaza, dizendo que os relatos de grupos de ajuda sobre a fome extrema generalizada eram exagerados e negando as acusações.

A distribuição de pão estava prevista para ter início mais tarde nesta quinta-feira, disse à Reuters Amjad al-Shawa, diretor da Rede de Organizações Não-Governamentais Palestinas em Gaza.

Segundo ele, apenas 90 caminhões haviam passado por lá. “Durante o cessar-fogo, 600 caminhões costumavam entrar todos os dias, o que significa que a quantidade atual é uma gota no oceano, nada”, afirmou.

Padarias apoiadas pelo Programa Mundial de Alimentos produziriam o pão e a equipe da agência o distribuiria — um sistema mais controlado do que anteriormente, quando as padarias o vendiam diretamente ao público a um custo baixo, acrescentou.

O presidente do Crescente Vermelho Palestino, Younis Al-Khatib, disse que muitos caminhões ainda estavam na fronteira em Karem Shalom e que havia o risco de violência e saques quando eles chegassem.

“Nenhum civil recebeu nada ainda”, relatou. “É muito difícil esconder a correria ou os saques que vão acontecer.”

noticia por : UOL

22 de maio de 2025 - 17:11

LEIA MAIS