24 de maio de 2025 - 23:05

Frio extremo pode trazer neve ao Sul do Brasil

continua após publicidade

Uma forte massa de ar polar deve atingir o Brasil nos próximos dias e pode provocar temperaturas negativas, geadas e até neve na região Sul. A previsão é do Climatempo, que alerta para uma queda acentuada nas temperaturas entre o final de maio e o início de junho.

📰 LEIA MAIS: Gasolina de Apucarana é mais cara do que em Arapongas; saiba o motivo

continua após publicidade

Segundo os meteorologistas, trata-se da primeira grande onda de frio de 2025. O fenômeno deve avançar pelo interior da América do Sul, o que reforça seu potencial de resfriamento, já que massas de ar com essas características costumam ter baixa umidade e maior capacidade de esfriar as regiões por onde passam.

A frente fria deve começar a provocar chuvas no Sul do país no dia 27 de maio. Já entre os dias 29 e 30, as temperaturas devem despencar com a chegada do ar polar. Um segundo pulso de ar frio está previsto para os dias 31 de maio e 1º de junho, intensificando ainda mais o frio.

A previsão é de que os três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — registrem temperaturas abaixo de 0 °C. O Climatempo destaca que, desta vez, o frio poderá atingir até áreas fora das serras, onde o fenômeno é mais comum.

continua após publicidade

Além da queda brusca nas temperaturas, há risco de geadas em diversos pontos, o que pode causar prejuízos à agricultura. A possibilidade de neve e outros tipos de precipitação invernal também não está descartada, especialmente se houver umidade suficiente na atmosfera.

Essa umidade pode ser impulsionada pela atuação de um ciclone extratropical sobre o oceano, previsto para o mesmo período. O encontro do ar gelado com a umidade favorece a formação de nuvens capazes de provocar neve em áreas elevadas da região Sul.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

noticia por : UOL

24 de maio de 2025 - 23:05

LEIA MAIS