A Azul colocou a fusão com a dona da Gol no congelador e partiu para sua própria reestruturação ao ingressar com um pedido de recuperação judicial nos EUA, o chamado Chapter 11. Ao mesmo tempo, companhia aérea conseguiu atrair dois sócios de peso: as rivais United e American Airlines.
O protocolo da recuperação deve ser apresentado à Justiça norte-americana nesta quarta (28).
Em entrevista ao Painel S.A., o CEO da Azul, John Rodgerson, não quis comentar sobre o impacto dessa operação na fusão com a Abra, dona da Gol, que também está em Chapter 11.
O executivo afirmou que essa foi a melhor saída para se livrar do “peso da dívida”, que, para ele, não é culpa da companhia. “De partida, levantamos US$ 1,6 bilhão com esse pré-acordo”, afirmou.
Segundo o executivo, a entrada de United e American Airlines só ocorrerá depois de resolvida a recuperação financeira nos EUA. Cada um deve colocar algo entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões.
Plano de refinanciamento
Para isso, todos os credores —instituições financeiras e lessores (proprietários das aeronaves alugadas à companhia)— assinaram um documento em que se comprometem a renegociar os créditos em troca de participação acionária.
Oito fundos de investimento aceitaram trocar US$ 950 milhões em dívidas por ações. Isso também ocorreu com o grupo de 15 lessores. A AeroCap, maior delas e que possui mais da metade da frota da Azul, decidiu dar um corte de US$ 670 milhões na dívida de US$ 1,6 bilhão.
Todos eles serão acionistas e as participações ainda serão definidas por uma avaliação de mercado após o encerramento do processo de reestruturação judicial nos EUA.
Na conclusão da reestruturação, o acordo prevê uma Oferta de Direitos de Ações de até US$ 650 milhões, apoiada por esses parceiros financeiros.
Conectividade
Stephen Johnson, vice-presidente e diretor de estratégia da American Airlines, disse que o acordo com a Azul complementa a parceria em curso com Gol e JetSmart para oferecer maior conectividade na América Latina, região em que operam desde 1942.
Maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, a Azul oferece 900 voos diários para mais de 150 destinos. Com uma frota de mais de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, possui uma malha de 300 rotas diretas.
Painel S.A.
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RAIO-X | AZUL
Fundação: 2008
Lucro operacional no primeiro trimestre de 2025: R$ 570,6 milhões
Frota: 207 aeronaves
Funcionários: 15.338
Principais concorrentes: Gol e Latam
Com Carlos Villela
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noticia por : UOL