29 de maio de 2025 - 23:34

United e American Airlines se tornarão sócias da Azul após recuperação nos EUA

A Azul colocou a fusão com a dona da Gol no congelador e partiu para sua própria reestruturação ao ingressar com um pedido de recuperação judicial nos EUA, o chamado Chapter 11. Ao mesmo tempo, companhia aérea conseguiu atrair dois sócios de peso: as rivais United e American Airlines.

O protocolo da recuperação deve ser apresentado à Justiça norte-americana nesta quarta (28).

Em entrevista ao Painel S.A., o CEO da Azul, John Rodgerson, não quis comentar sobre o impacto dessa operação na fusão com a Abra, dona da Gol, que também está em Chapter 11.

O executivo afirmou que essa foi a melhor saída para se livrar do “peso da dívida”, que, para ele, não é culpa da companhia. “De partida, levantamos US$ 1,6 bilhão com esse pré-acordo”, afirmou.

Segundo o executivo, a entrada de United e American Airlines só ocorrerá depois de resolvida a recuperação financeira nos EUA. Cada um deve colocar algo entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões.

Plano de refinanciamento

Para isso, todos os credores —instituições financeiras e lessores (proprietários das aeronaves alugadas à companhia)— assinaram um documento em que se comprometem a renegociar os créditos em troca de participação acionária.

Oito fundos de investimento aceitaram trocar US$ 950 milhões em dívidas por ações. Isso também ocorreu com o grupo de 15 lessores. A AeroCap, maior delas e que possui mais da metade da frota da Azul, decidiu dar um corte de US$ 670 milhões na dívida de US$ 1,6 bilhão.

Todos eles serão acionistas e as participações ainda serão definidas por uma avaliação de mercado após o encerramento do processo de reestruturação judicial nos EUA.

Na conclusão da reestruturação, o acordo prevê uma Oferta de Direitos de Ações de até US$ 650 milhões, apoiada por esses parceiros financeiros.

Conectividade

Stephen Johnson, vice-presidente e diretor de estratégia da American Airlines, disse que o acordo com a Azul complementa a parceria em curso com Gol e JetSmart para oferecer maior conectividade na América Latina, região em que operam desde 1942.

Maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, a Azul oferece 900 voos diários para mais de 150 destinos. Com uma frota de mais de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, possui uma malha de 300 rotas diretas.

RAIO-X | AZUL

Fundação: 2008

Lucro operacional no primeiro trimestre de 2025: R$ 570,6 milhões

Frota: 207 aeronaves

Funcionários: 15.338

Principais concorrentes: Gol e Latam

Com Carlos Villela


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

29 de maio de 2025 - 23:34

LEIA MAIS