23 de janeiro de 2025 - 14:10

Problemas de energia Após ação de Rezende, Energisa intensificou trabalhos em Rondonópolis e vários municípios de MT

A partir da audiência pública requerida pelo deputado estadual Sebastião Rezende, a concessionária de energia elétrica em Mato Grosso, a Energisa, de imediato, passou a dar respostas para as demandas feitas pela população com vistas a resolver os problemas verificados de falta de energia elétrica em Rondonópolis e vários outros municípios do estado. Ele fez o requerimento na condição de presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).

Na prática, após a audiência pública realizada em 03 de outubro de 2023, a direção da Energisa visitou o município, verificou as necessidades e, cinco dias depois, uma grande equipe já estava trabalhando em Rondonópolis com equipamentos, trocando e colocando mais transformadores, fazendo a expansão de rede de alta e baixa tensão, promovendo a separação de circuitos, e muitos outros procedimentos e esse mesmo trabalho está sendo feito em todos os municípios que apresentaram problemas nessa na audiência pública.  A medida que os trabalhos avançam, naturalmente os problemas vão diminuindo.

Mais recente, um relatório das ações já empreendidas e do plano de investimentos para o próximo ano foi entregue ao presidente da Comissão de Direitos do Consumidor, dando respostas às reclamações da sociedade e intermediadas pela Assembleia Legislativa do Estado. O assessor da Energisa, Luiz Carlos Junior, atesta que o plano montado pela empresa foi robusto e buscou dar satisfação a todos os municípios que sofriam com problemas neste período de altas temperaturas no Estado.

Conforme Sebastião Rezende, a Comissão de Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa tem estado muito atuante e debatido temas de extrema importância para a população. “A nossa Comissão fez exatamente isso: ir em busca dessas respostas. Fizemos o pedido para que a Energisa faça a ampliação da rede. Temos bairros e distritos que carecem de energia, assim como regiões que precisam de investimentos. E, em alguns casos, se a empresa não construir uma subestação, essas melhorias não serão possíveis”, externou para a imprensa.

Na audiência pública dentre os reclamos de vários municípios, houve o questionamento do município de Pedra Preta, onde algumas empresas vem sofrendo com a instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Sobre essa situação, a Energisa já detectou onde está o problema e assumiu o compromisso na entrega do relatório na AL-MT, com o presidente da comissão deputado Sebastião Rezende, onde esteve presente também a Prefeita do município, Iraci Ferreira, de solucionar o problema no sistema da cidade.

LEIA MAIS