23 de janeiro de 2025 - 8:13

Consumo mundial de carvão bate novo recorde em 2024, mostra relatório da AIE

No ano passado, a demanda global de carvão já havia atingido um patamar histórico de 8,53 bilhões de toneladas. “Nossos modelos mostram que a demanda global de carvão deve se estabilizar até 2027, apesar do aumento do consumo de eletricidade”, diz Keisuke Sadamori, diretor de mercados de energia da AIE.   

“A rápida implantação de tecnologias de energia limpa está transformando o setor elétrico global, que responde por dois terços do consumo mundial de carvão”, acrescentou. Ele lembra que a velocidade do crescimento da demanda de eletricidade “também será decisiva a médio prazo”.   

De acordo com o observatório europeu Copernicus, o ano de 2024 também será o primeiro acima do limite de 1,5°C de aquecimento, estabelecido pelo Acordo de Paris em comparação ao período pré-industrial, .   

Consumo na China

Segundo a AIE, um terço do carvão consumido no mundo é queimado em usinas chinesas. Em economias emergentes, como Índia, Indonésia e Vietnã, o forte crescimento da demanda de eletricidade é impulsionado pelo crescimento econômico e populacional.   

A Ásia continua no centro do comércio internacional de carvão, concentrando os maiores países importadores (China, Índia, Japão, Coréia e Vietnã). Em contrapartida, a maioria das economias avançadas “já atingiu” um “pico” e a demanda deve continuar diminuindo até 2027, segundo a AIE.   

noticia por : UOL

LEIA MAIS