Pesquisa feita pela TM20 Branding e a Brazil Panels mostra que a Petrobras é considerada a segunda companhia mais sustentável do país, atrás da Natura, que se consolida como símbolo de empresa amiga da natureza.
“Isso mostra o poder da publicidade”, disse Eduardo Tomiya, fundador da TM20Brading e um dos principais profissionais de branding no país. “As campanhas mexem com a percepção dos consumidores sobre as empresas.”
A petroleira investiu em publicidade e busca se posicionar como uma empresa conectada com a transição energética, mesmo atuando em uma das atividades mais poluentes do planeta, a extração de petróleo.
Em 2021, quando a mesma pesquisa foi realizada, a estatal ocupava uma das últimas colocações no ranking, tendo sido mencionada espontaneamente por 2% dos entrevistados. Desta vez, ela foi mencionada por 7%. A Natura, que lidera o ranking, foi lembrada aleatoriamente por 21% neste ano ante 10%, em 2021.
Na terceira posição, aparece a Magalu (6%) que, em 2021, sequer tinha sido mencionada. A plataforma, que virou um marketplace, usa embalagens biodegradáveis com certificação ambiental, produzidas por manejo florestal a partir de energia renovável.
Na sequência, Boticário e Nestlé despontaram empatados com 5% das menções.
Além de buscar identificar as empresas mais sustentáveis do país, a pesquisa também quis saber quais são os critérios cruciais que interferem nessa percepção dos consumidores.
Para eles, a sustentabilidade de uma empresa está relacionada à busca de alternativas para a redução do impacto no meio ambiente e a própria preocupação com a conservação da natureza.
Com Diego Felix
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL