23 de janeiro de 2025 - 14:27

Efeito dominó na Coreia do Sul: deputados destituem novo presidente interino em meio a crise

Em um sinal da preocupação dos investidores com a quarta maior economia da Ásia, o won sul-coreano caiu para seu nível mais baixo em quase 16 anos em relação ao dólar na manhã desta sexta-feira. A desvalorização da moeda aconteceu mesmo antes do anúncio do impeachment.

Audiência no Tribunal Constitucional 

Han Duck-soo, um funcionário público de carreira de 75 anos, argumentou que seu status de presidente interino não lhe dava o poder de fazer nomeações importantes. Ele exigiu que a escolha dos juízes para o Tribunal Constitucional fosse inicialmente acordada entre o Partido do Poder Popular (PPP), no poder, e os partidos de oposição.

Apesar de vários assentos vagos, o Tribunal Constitucional deverá realizar uma audiência inicial nesta sexta-feira sobre o impeachment de Yoon Suk-yeol. Se os três assentos não forem preenchidos antes do final do procedimento, os seis juízes restantes terão que decidir por unanimidade pela remoção definitiva de Yoon do poder. Um único voto contra o impeachment significaria, portanto, sua reintegração automática.

A recusa de Han em nomear os novos juízes prova “que ele não tem vontade nem competência para respeitar a Constituição”, lamentou o líder dos deputados do Partido Democrático na Assembleia, Park Chan-dae.

Pena de morte

O presidente deposto, Yoon Suk-yeol, 64 anos, também está sendo investigado por “rebelião”, um crime que pode ser punido com a pena de morte na Coreia do Sul.

noticia por : UOL

LEIA MAIS