23 de janeiro de 2025 - 13:30

Moradores perdem tudo com temporal registrado em Cuiabá; fotos e vídeo

APARECIDO CARMO, KARINE ARRUDA

DO REPÓRTERMT

O forte temporal que caiu em Cuiabá nesse domingo (12) deixou um rastro de destruição em vários pontos da cidade. Mas no bairro São Mateus, uma das regiões mais afetadas, famílias perderam praticamente tudo do pouco que tinham. Foi o caso da técnica de enfermagem Lucineia Aparecida Souza Silva, 39 anos, que está desempregada e relatou ao a dura realidade que está enfrentando.

Ela mostrou que água chegou até a metade da geladeira, compromentendo não apenas este eletrodoméstico, mas também as camas, guarda-roupas, alimentos e utensílios, que foram danificados ou contaminados pela água suja.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A água veio na cintura, não deu pra salvar nada. O que vocês estão vendo aí é o que eu estou limpando pra poder jogar fora”, disse com a voz embargada.

Lucineia não estava em casa no momento da chuva, e quando chegou não conseguia mais entrar devido à altura da água. Somente hoje (13) pela manhã ela conseguiu voltar para avaliar o estrago.

“Estou aqui desde 6h, limpando, catando os meus últimos caquinhos porque eu não tenho mais nada”, contou. Para ajudar Lucineia é possível fazer contribuições via PIX para a chave 65992711566 (celular).

Carlos Rodrigues de Freitas, que também é morador do São Mateus, explica que sempre chove nessa época do ano, mas não como o temporal de ontem.

LEIA MAIS – Abilio estuda criar auxílio de R$ 1 mil para famílias afetadas por temporal; veja vídeo

“Todo ano tem essa enchente, mas nunca como agora”, disse à reportagem. Ele ainda teve tempo de comemorar que o seu material de trabalho ficou a salvo, longe da chuva. Ele é ambulante e vende doces e bebidas nas ruas da cidade.

Carlos também perdeu tudo o que tinha em casa por conta do alagamento, que foi ainda mais alto na casa dele. Seu Carlos também perdeu um dos cachorros, que não conseguiu ser salvo.

O morador não teve coragem de se desfazer do que foi molhado, disse que vai lavar tudo e colocar no sol. “Pobre não morre, pobre desaparece”, lamenta.

LEIA MAIS – Cuiabá marca 52 milímetros de chuva e a previsão é de novos temporais nesta semana

Claudinei Delgado de Moura, amigo de seu Carlos, cobrou uma ação efetiva das autoridades, lembrando que o problema do escoamento de água da chuva na região existe há mais de 30 anos.

Dirigindo-se ao prefeito da Capital, Abilio Brunini (PL), que assumiu o cargo há 13 dias, pediu que ele ajude os moradores.

“Aproveita essa oportunidade que nós demos para o senhor e agora faça isso por nós”, disse.

Para ajudar Carlos é possível fazer contribuições via PIX para a chave 65993503601 (celular).

 

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS