O professor e curador da Coleção de Meteoritos da Universidade de Alberta, Chris Herd, examinou as fotos e confirmou que os fragmentos se tratavam de um meteorito. Ele foi até o local onde o objeto caiu e recuperou algumas partes para integrar à coleção de meteoritos da universidade.
Objeto se trata de um condrito comum. Esse é o tipo mais comum de meteoritos que atingem a Terra. À NPR, Herd disse acreditar que o objeto visto em Charlottetown veio de um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
Herd afirmou que nenhuma outra queda de meteorito “foi documentada como esta, completa e com som”. O professor também contou que este foi o primeiro registro de meteorito na Ilha do Príncipe Eduardo, arquipélago onde fica Charlottetown.
Meteorito devia ter o tamanho de uma bola de golfe ou de beisebol. “Se eu tivesse ficado naquele mesmo local por mais um ou dois minutos, certamente teria sido atingido e provavelmente morto por este meteorito”, disse Joe Velaidum, um dos moradores da casa, à NPR.
noticia por : UOL