23 de janeiro de 2025 - 14:19

Reféns viveram inferno, diz premiê; Hamas elogia resiliência de palestinos

Neste momento, nossos corações estão com todas as famílias ansiosas e enlutadas cujos entes queridos ainda não retornaram. Não descansaremos ou ficaremos em silêncio até que tragamos de volta todas as nossas irmãs e irmãos do inferno do cativeiro em Gaza – os vivos para suas famílias, e os caídos e assassinados para serem sepultados com dignidade. Isaac Herzog, no X

Porta-voz do Hamas, Abu Obeida, saudou povo de Gaza por “resiliência”. Em vídeo publicado no X, Obeida elogiou os combatentes do Hamas que, para ele, lutaram uma batalha determinada contra a invasão terrestre de Israel. “O acordo alcançado poderia ter sido feito há um ano se estivesse alinhado com as ambições do [primeiro-ministro] Netanyahu”, ele diz. “Estamos comprometidos com o acordo de cessar-fogo, mas isso depende da adesão do inimigo.”

Cessar-fogo e reféns libertadas

Autoridades de Israel confirmaram a libertação de três reféns mantidas pelo Hamas neste domingo (19). Decisão faz parte do acordo do cessar-fogo na guerra em Gaza, que começou a valer nesta manhã. Em troca, Israel prepara a libertação, nas próximas horas, de 90 prisioneiros palestinos que estão em seu poder.

Da esquerda para direita, Romi Gonen, Doron Streinbrecher e Emily Damari, reféns de Israel em Gaza
Da esquerda para direita, Romi Gonen, Doron Streinbrecher e Emily Damari, reféns de Israel em Gaza Imagem: Reprodução/Instagram

Romi Gonen, 24, Emily Damari, 28, e Doron Steinbrecher, 31, estavam presas há 471 dias, desde 7 de outubro de 2023. Gonen estava no festival de música invadido pelo Hamas naquele dia. Damari e Steinbrecher foram sequestradas dentro de suas próprias casas, no kibbutz (vilarejo agrário) Kfar Aza, no sul de Israel.

noticia por : UOL

LEIA MAIS