23 de janeiro de 2025 - 13:28

Gaza está com 92% das casas destruídas: 'Algo nunca visto', diz palestino

A implacável campanha de bombardeios levou a assistência médica ao limite, o sistema de resíduos sólidos entrou em colapso, causando sérios riscos ambientais e à saúde, e o sistema de água foi drasticamente cortado. ONU

Deslocados encontraram cenas desoladoras ao voltarem para casa neste domingo (19). “Chegamos aqui às 6 da manhã e encontramos uma destruição em massa, algo nunca visto”, descreveu Walid Abu Jiab em Jabaliya à AFP.

Palestinos chamam local de ”cidade fantasma”. “A magnitude da destruição é inimaginável. Edifícios e lugares emblemáticos desapareceram completamente, como se fosse uma cidade fantasma ou abandonada”, descreveu Rana Mohsen, de 43 anos e mãe de três filhos.

Apesar de o enclave estar devastado, população comemorou trégua e volta para casa. Em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, uma multidão reuniu-se nas ruas para celebrar, tocando tambores, agitando bandeiras palestinas e entoando cânticos.

Além da destruição, quase 47.000 palestinos foram mortos. Mais de 110.700 ficaram feridos na guerra que teve início em 7 de outubro de 2023, quando o grupo extremista Hamas realizou um ataque em Israel.

Palestino que perdeu a perna volta para casa no norte da Faixa de Gaza
Palestino que perdeu a perna volta para casa no norte da Faixa de Gaza Imagem: Hatem Khaled – 19.jan.2025/Reuters

noticia por : UOL

LEIA MAIS