24 de janeiro de 2025 - 17:18

O que é o 'Escudo Bolivariano' da Venezuela que fechou fronteira em Roraima

Propósito do “Escudo Bolivariano” é ajuda humanitária em primeiro lugar, alega Maduro. No entanto, ele quer “reforçar o ‘buffer’ militar” colocado há dois meses naquela que considerou uma área de conflito. “Trata-se de treinar para ter uma alta capacidade de reação integral a qualquer surpresa”, disse o presidente que também pediu aos militares para “quebrar os dentes de qualquer grupo que tente entrar” na Venezuela.

Oficialmente, o Itamaraty considerou o exercício como “rotina”. À Rede Amazônica, filiada local da TV Globo, o Ministério das Relações Exteriores informou que o fechamento foi tomado pelas autoridades venezuelanas “alegadamente como medida de segurança durante exercícios militares rotineiros no país”.

No entanto, o Exército Brasileiro também realizou seus exercícios militares em Roraima, na fronteira com a Venezuela, nesta quinta (23). A principal finalidade é avaliar um gargalo descoberto em dezembro de 2023, quando militares brasileiros enfrentaram dificuldades no envio de 28 blindados para a fronteira com a Venezuela, sob o risco de tropas venezuelanas invadirem o Brasil no caminho para dominar a Guiana.

*Com informações da AFP

noticia por : UOL

LEIA MAIS