“Nós, humanos, às vezes somos muito gananciosos. Espero que Deus não nos castigue”, dizia um comentário do vídeo, que teve milhares de visualizações no YouTube e no TikTok.
“Eu me senti mal porque parecia desorientado”, confessou à AFP Ahmad Baihaqi, o autor do vídeo, que mostra o animal a poucos metros de enormes retroescavadeiras. “Estava sozinho e parecia perdido. Ao seu redor, a floresta tinha desaparecido”, acrescentou o jovem motorista, de 22 anos.
Embora a mina fique a nove horas em viagem por terra da futura capital, ainda em construção, as imagens voltaram a colocar em dúvida as afirmações do governo de que o desenvolvimento da província não ameaça estes animais em risco de extinção.
– Fracasso na proteção da natureza –
A presença do orangotango neste local “se deve, sem dúvida, a que seu hábitat continua diminuindo”, avalia Mappaselle, um ativista local da proteção do meio ambiente que, assim como muitos indonésios, só tem um nome.
“Nossa fauna ameaçada poderia desaparecer. Se a vida silvestre desaparecer, os humanos terão fracassado em proteger a natureza”, adverte.
noticia por : UOL