Organizações jornalísticas brasileiras poderão concorrer a um financiamento do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ). Lançado na última semana, o fundo tem como objetivo ampliar o acesso à informação de interesse público, priorizando veículos que atuam nos chamados “desertos de notícias”, municípios sem cobertura jornalística ativa.
Em seu primeiro ciclo, o fundo terá como meta apoiar por três anos consecutivos até 15 organizações com bolsas anuais de R$ 75 mil a R$ 150 mil. Além do financiamento, as organizações selecionadas receberão mentorias.
O projeto conta com o apoio da Ford Foundation, International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Luminate, Oak Foundation e Open Society Foundations.
As inscrições estarão abertas até 27 de maio e o resultado será divulgado em 28 de agosto.
Para concorrer, as organizações precisam comprovar dois anos de atuação. O formulário de inscrição e o edital podem ser acessados aqui.
A última edição do Atlas da Notícia registrou uma redução de 8,6% (256 municípios) no total de desertos de notícias. Ainda assim, 2.712 municípios – que abrigam 26,7 milhões de brasileiros – permaneciam sem noticiário local.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL