O presidente francês Emmanuel Macron afirmou na quinta-feira (17) que o raro encontro entre autoridades de política externa dos EUA e enviados britânicos, alemães e ucranianos foi uma “oportunidade importante para chegar a um consenso” sobre o conflito na Ucrânia, em meio a tensões entre Washington e os europeus. Por sua vez, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou o enviado do governo dos EUA, Steve Witkoff, interlocutor de Moscou nas negociações de cessar-fogo, de ter “adotado a estratégia russa” e também denunciou a China por “fornecer armas” à Rússia, aumentando ainda mais suas críticas a Pequim.
“Acredito que todos querem a paz, certamente, e uma paz robusta e duradoura”, disse Macron no início do encontro em Paris, durante um dia marcado por discussões sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, notadamente na presença do chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, e de Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump.
Por usa vez, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou na quinta-feira o enviado governo dos EUA, Steve Witkoff, interlocutor de Moscou nas negociações de cessar-fogo, de ter “adotado a estratégia russa” e “espalhado narrativas russas”.
noticia por : UOL