Secom-MT
Hospital de alta complexidade terá padrão Einstein
DA REDAÇÃO
O Governo de Mato Grosso e o Hospital Israelita Albert Einstein assinaram, nesta terça-feira (22.4), um contrato para a gestão do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, cuja construção já está 98% concluída.
A unidade ofertará 100% dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são gratuitos para a população.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A assinatura ocorre após 40 anos do lançamento do Hospital Central, projeto que ficou inacabado por décadas no Estado.
“O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Saúde, assina com o Hospital Israelita Albert Einstein o contrato de gestão para que eles possam gerenciar o Hospital Central nos próximos anos. Tenho certeza que será uma parceria longeva, porque o Governo do Estado hoje tem todas as condições de honrar aquilo que está no contrato e tenho a mesma tranquilidade em dizer que o Einstein tem todas as condições de prestar aqui um serviço de alta qualidade, com grande performance, entregando tudo aquilo que está sendo contratado”, afirmou o governador Mauro Mendes.
A estrutura do hospital, que foi ampliada em 23 mil m2 e totaliza 32 mil m2 de área construída, será concluída até setembro deste ano e conta com um investimento aproximado de R$ 221,8 milhões em obras. O Estado ainda prevê um investimento de R$ 240 milhões em equipamentos para a unidade.
Com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 191 de enfermaria, o Hospital Central foi projetado para atender às demandas de alta complexidade em saúde.
Inicialmente, estão previstas para o hospital as especialidades de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, ortopedia pediátrica, cardiologia, neurologia e pediatria. Todas as especialidades cirúrgicas atenderão um escopo diversificado, incluindo cirurgia oncológica.
Além disso, o hospital contará com cirurgia robótica com foco em cinco especialidades – cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica. Há também a perspectiva de inclusão de novas especialidades, como transplantes de rim e fígado.
“Esse é um marco que simboliza não apenas o avanço da Saúde Pública no nosso estado, mas também a realização de um sonho, aguardado há mais de 40 anos pela população. Esse passo é fruto de uma gestão comprometida, que entende que Saúde não é gasto, mas sim investimento. Não há parceria mais estratégica do que unir a estrutura do Governo do Estado com a experiência e a excelência do Einstein. Mato Grosso merece isso, nossa gente merece isso”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
FONTE : ReporterMT