28 de abril de 2025 - 11:58

Podcast discute os símbolos e significados da prisão de Fernando Collor

A prisão de Fernando Collor de Mello, na última sexta-feira (28), fez com que o Brasil chegasse à marca de três ex-presidentes presos desde a redemocratização.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou a medida ao negar os últimos recursos apresentados pela defesa do ex-presidente. Collor foi condenado a oito anos e 10 meses de prisão pelo Supremo em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

A prisão agora será analisada no plenário presencial do STF. A sessão ainda não foi marcada, e enquanto isso Collor deve continuar detido em uma ala especial do presídio Baldomero Cavalcanti Oliveira, em Maceió (AL). A defesa defende a transferência do ex-presidente para a prisão domiciliar.

Depois de ter sido afastado em processo de impeachment e renunciar ao cargo em 1992, Collor voltou à política na década seguinte e foi senador por Alagoas de 2007 a 2023.

O episódio desta segunda-feira (28) do Café da Manhã trata do significado da prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A colunista da Folha Dora Kramer discute o que Collor representa hoje na política, trata dos símbolos de ele ser preso no âmbito da operação Lava Jato e analisa que peso tem para história recente do Brasil o ex-presidente estar atrás das grades.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

noticia por : UOL

28 de abril de 2025 - 11:58

LEIA MAIS