22 de maio de 2025 - 18:24

Aprofir lidera discussão sobre projeto que capacita assentamentos de MT para agricultura familiar

DO REPÓRTER MT

As bases do projeto Agro Familiar foram apresentadas nesta semana a representantes do agronegócio, durante a 17ª Reunião Ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Idealizado com o propósito de fomentar o desenvolvimento da agricultura irrigada em comunidades com aptidão hídrica já identificadas por estudos técnicos, o projeto teve a colaboração direta, em sua concepção, da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir).

“Sabemos também que a salvação da agricultura familiar é através da irrigação. O Agro Familiar é um projeto que a Aprofir está apresentando junto com o deputado Dilmar Dal Bosco para levar para 10 municípios do estado, beneficiando cerca de 50 famílias. Mato Grosso reúne a maior quantidade de assentados da agricultura familiar no Brasil. Vamos levar capacitação dentro das condições para essas famílias trabalharem”, analisou o presidente da Aprofir, Hugo Garcia.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O encontro também tratou de outras pautas relacionadas ao setor, como a necessidade de revisão das bulas dos defensivos agrícolas, considerando as especificidades da produção agropecuária mato-grossense, e o Projeto Imagem, que trata da regulamentação da pulverização aérea.

A exposição deste e de outros projetos de interesse do segmento ocorreu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), após a reunião ordinária do Fórum Agro MT. O evento contou com a presença de integrantes de entidades do agronegócio mato-grossense e dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (União), Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD) e Chico Guarnieri (PRD).

O Fórum Agro MT é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso (OCB-MT), Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), além da Famato e Aprofir.

FONTE : ReporterMT

22 de maio de 2025 - 18:24

LEIA MAIS