23 de maio de 2025 - 19:25

Netanyahu acusa França, Reino Unido e Canadá de "encorajar" o Hamas

Ele disse que “exatamente o mesmo cântico” foi ouvido durante o ataque a Israel pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

“Eles não querem um Estado palestino. Eles querem destruir o Estado judeu”, disse o premiê em uma declaração na plataforma de rede social X.

“Nunca consegui entender como essa simples verdade escapa aos líderes de França, Reino Unido, Canadá e outros”, declarou ele, acrescentando que qualquer iniciativa dos países ocidentais para reconhecer um Estado palestino “recompensaria esses assassinos com o prêmio máximo”.

Em vez de promover a paz, os três líderes estão “encorajando o Hamas a continuar lutando para sempre”, disse ele.

O líder israelense, cujo governo depende do apoio da extrema-direita, disse que o Hamas, que emitiu uma declaração saudando a medida, agradecia ao presidente francês Emmanuel Macron, ao primeiro-ministro britânico Keir Starmer e ao canadense Mark Carney pelo que ele disse ser a exigência deles de um fim imediato para a guerra.

A declaração dos líderes na segunda-feira não exigiu o fim imediato da guerra, mas a interrupção da nova ofensiva militar de Israel em Gaza e o fim das restrições à ajuda humanitária. Israel havia impedido a entrada de ajuda em Gaza desde março, antes de relaxar o bloqueio nesta semana.

noticia por : UOL

23 de maio de 2025 - 19:25

LEIA MAIS