28 de maio de 2025 - 17:57

SpaceX prepara novo lançamento do megafoguete Starship após explosões

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, planeja fazer nesta terça-feira (27) o nono lançamento de teste do Starship. Os dos últimos testes do megafoguete terminaram em explosões.

O lançamento está programado para acontecer no Texas, Estados Unidos, às 20h30 (de Brasília).

O Starship é o maior e mais potente foguete do mundo e é crucial na ambição de Musk de colonizar Marte algum dia.

O lançamento desta terça-feira ocorre depois de fracassos nos últimos dois, em janeiro e março, que provocaram grandes explosões e chuvas de destroços sobre o Caribe.

Nas duas ocasiões, o primeiro estágio do foguete (chamado de Super Heavy), que dá propulsão para o veículo, conseguiu retornar à plataforma de lançamento e foi capturada por braços mecânicos, uma manobra que apenas a SpaceX domina.

Mas o segundo estágio (a espaçonave em si, que também chama Starship, assim como o veículo formado pelos dois estágios) do megafoguete explodiu no ar nas duas oportunidades, o que obrigou autoridades americanas a desviar as rotas de alguns aviões ou adiar decolagens. Elas também ordenaram a suspensão dos voos de teste do Starship e a investigação dos incidentes.

Quatro dos oito voos de teste anteriores do Starship terminaram em explosões, deliberadas ou não. Em 2023, várias associações apresentaram uma denúncia contra autoridades dos EUA com o argumento de que avaliaram incorretamente o impacto para o meio ambiente.

Contudo, apesar das críticas, a Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou no início deste mês o aumento dos lançamentos anuais do foguete de 5 para 25 na base da SpaceX no Texas, após uma longa revisão ambiental.

O anúncio, no entanto, ocorreu em um momento no qual os vínculos estreitos de Elon Musk com o presidente Donald Trump levantaram preocupações sobre possíveis interferências nas agências reguladoras.

Durante o novo voo, a SpaceX reutilizará pela primeira vez o primeiro estágio de um foguete que já voou e foi recuperado, o que representa um passo a mais em direção ao objetivo de reutilizar completamente o foguete.

noticia por : UOL

28 de maio de 2025 - 17:57

LEIA MAIS