A TV Cultura exibe, na quarta-feira (24), dois documentários inéditos sobre envelhecimento e longevidade na faixa Cultura.Doc.
Às 22h30, vai ao ar “O Envelhecer de Cada Um”. Em seguida, às 23h, será exibido “Conversas nas Zonas Azuis: Veranópolis e as Blue Zones”.
Leia também: “O relator não deve ter papel decisivo na condução da delação”, afirma Gilmar Mendes sobre o caso Vorcaro
“O Envelhecer de Cada Um” reúne 11 relatos para mostrar como o envelhecimento se manifesta em diferentes contextos sociais no Brasil. O documentário aborda fatores como trabalho, raça, deficiência, renda e acesso à saúde, destacando como esses elementos influenciam as condições de vida na terceira idade.
Desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina da USP e a Universidade de Newcastle, o filme propõe uma reflexão sobre o envelhecimento para além do aspecto biológico, considerando suas dimensões sociais.
Na sequência, “Conversas nas Zonas Azuis: Veranópolis e as Blue Zones” trata das chamadas Blue Zones, regiões conhecidas pela longevidade de seus habitantes. A produção reúne entrevistas com idosos de diferentes culturas, explorando experiências e percepções sobre o envelhecimento.
O documentário também apresenta pesquisas realizadas em Veranópolis (RS), onde o envelhecimento é estudado desde 1994 pelo Instituto Moriguchi. A obra estabelece uma relação entre os relatos coletados em diferentes regiões e a produção científica brasileira.
noticia por : UOL






