Reprodução
Os decretos levam em consideração os impactos que a chuva causou.
THIAGO NOVAES
DO REPÓRTER MT
Os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Bom Jesus do Araguaia e Lambari D’Oeste decretaram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias. Os três decretos foram publicados nesta quinta-feira (23), no Diário dos Municípios.
Nossa Senhora do Livramento decretou emergência por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Já os outros dois decretaram por 180 dias.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As medidas levam em consideração os impactos que a chuva causou, como vias alagadas, pontes e estradas danificadas e pessoas desabrigadas. Os decretos autorizam a mobilização de órgãos e voluntários em resposta aos desastres, a solicitação de recursos, a contratação sem necessidade de licitação, entre outras medidas.
Outros 36 municípios seguem sendo monitorados pelo governo estadual. Esse monitoramento é feito através de uma sala temporária que reúne profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da concessionária de energia elétrica Energisa e das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Infraestrutura. Dentre as ações realizadas pelo grupo está o levantamento de danos e necessidades dos municípios, bem como entrega de alimentos, kits de limpeza e higiênica, colchões, kits de dormitório, caixas d’água e roupas.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas em Mato Grosso nos primeiros 20 dias de janeiro foi de 205,8 milímetros, o equivalente a 95% do total de chuvas registradas em todo o mês de janeiro do ano passado.
FONTE : ReporterMT